Publicada lei que reduz idade mínima para laqueadura e vasectomia

Norma também dispensa consentimento do cônjuge para procedimentos de esterilização voluntária

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei que facilita o acesso à contracepção (Lei 14.443/22). Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5), a norma diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a esterilização voluntária e permite que, na mulher, o procedimento seja feito logo após o parto.

O texto havia sido aprovado pela Câmara em março e pelo Senado em agosto e foi publicado no dia 02/09/2022. e entrara em vigor 180 dias depois. Segue o artigo 2ª da respectiva lei:

Art. 2º A Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alterações:

I – em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de 21 (vinte e um) anos de idade ou, pelo menos, com 2 (dois) filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, inclusive aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce;

§ 2º A esterilização cirúrgica em mulher durante o período de parto será garantida à solicitante se observados o prazo mínimo de 60 (sessenta) dias entre a manifestação da vontade e o parto e as devidas condições médicas.

Hoje a Portaria 48/99 do Ministério da Saúde, que regulamenta a lei, proíbe a laqueadura durante períodos de parto, aborto ou até o 42º dia do pós-parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade.

 

Já conhece o planejamento do IPC?

O IPC é pioneiro em planejamentos para concursos no país. Aqui você encontra a orientação e organização de forma estratégia para alcançar seus objetivos. Já são mais de mil aprovações nos mais certames mais concorridos do país.

O planejamento é aqueles que:

  • Já estudam mas não têm conseguido se organizar;
  • Já estudam mas não tem obtido resultados;
  • Querem começar mas não sabem como

A preparação conta com:

  • Palestra incial e individual com aprovados nos concursos mais concorridos do país (magistrados, delegados, procuradores)
  • Planejamento individualizado de estudos, levando em consideração sua realidade e seus objetivos;
  • Acompanhamento individuais e por video chamada durante todo o período.

Fale com a gente!